sexta-feira, 31 de outubro de 2008
terça-feira, 28 de outubro de 2008
Comparative and Superlative - exercises
Fill in the correct form of the words in brackets (comparative or superlative).
1. My house is __________________(big) than yours.
2. This flower is ______________ (pretty)than that one.
3. Non-smokers usually live __________________(long) than smokers.
4. Who is the __________________(rich) woman on earth?
5. He was the __________________(clever) thief of all.
6. New York is __________________(big) Paris.
7. English milk is __________________(strong) French milk.
8. An elephant is __________________(heavy) a fly.
9. A Mini is __________________(cheap) a Jaguar.
10. Rugby is __________________(funny) than football.
11. Mary is the __________________ (pretty) of all.
12. Tom is the __________________ (tall) of class.
13. They are the __________________ (ugly) boys in the world.
14. Susan is __________________ (happy) than Bob.
1. My house is __________________(big) than yours.
2. This flower is ______________ (pretty)than that one.
3. Non-smokers usually live __________________(long) than smokers.
4. Who is the __________________(rich) woman on earth?
5. He was the __________________(clever) thief of all.
6. New York is __________________(big) Paris.
7. English milk is __________________(strong) French milk.
8. An elephant is __________________(heavy) a fly.
9. A Mini is __________________(cheap) a Jaguar.
10. Rugby is __________________(funny) than football.
11. Mary is the __________________ (pretty) of all.
12. Tom is the __________________ (tall) of class.
13. They are the __________________ (ugly) boys in the world.
14. Susan is __________________ (happy) than Bob.
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
Classe dos Nomes
Nomes são palavras que utilizamos para designar pessoas, animais, coisas, ideias, sentimentos, qualidades.
A classe do nome tem as seguintes subclasses:
NOME COMUM – designa qualquer ser ou objecto da mesma espécie: rapaz, gato, mesa.
NOME PRÓPRIO – designa pessoas, animais, objectos, individualizando-os. Os nomes próprios escrevem-se com letra maiúscula: José, Braga, Cávado.
NOME COLECTIVO – designa um conjunto de seres ou objectos da mesma espécie: alcateia (conjunto de lobos).
Os nomes podem variar em género, número e grau.
GÉNERO – masculino e feminino. Em regra os nomes masculinos terminam em –o e os femininos terminam em –a. Existem palavras que formam o feminino com uma palavra diferente (homem / mulher). Há outras palavras que formam o feminino ou o masculino juntando a palavra macho ou fêmea (cobra macho / cobra fêmea). Também se pode formar o masculino ou o feminino através do uso de um determinante ( o colega / a colega).
NÚMERO – singular e plural. A regra geral de formação do plural é acrescentando –s.
GRAU - normal, aumentativo e diminutivo. O aumentativo exprime um significado exagerado do nome. O diminutivo exprime exactamente o contrário. Ex: cão, cãozinho, canzarrão.
A classe do nome tem as seguintes subclasses:
NOME COMUM – designa qualquer ser ou objecto da mesma espécie: rapaz, gato, mesa.
NOME PRÓPRIO – designa pessoas, animais, objectos, individualizando-os. Os nomes próprios escrevem-se com letra maiúscula: José, Braga, Cávado.
NOME COLECTIVO – designa um conjunto de seres ou objectos da mesma espécie: alcateia (conjunto de lobos).
Os nomes podem variar em género, número e grau.
GÉNERO – masculino e feminino. Em regra os nomes masculinos terminam em –o e os femininos terminam em –a. Existem palavras que formam o feminino com uma palavra diferente (homem / mulher). Há outras palavras que formam o feminino ou o masculino juntando a palavra macho ou fêmea (cobra macho / cobra fêmea). Também se pode formar o masculino ou o feminino através do uso de um determinante ( o colega / a colega).
NÚMERO – singular e plural. A regra geral de formação do plural é acrescentando –s.
GRAU - normal, aumentativo e diminutivo. O aumentativo exprime um significado exagerado do nome. O diminutivo exprime exactamente o contrário. Ex: cão, cãozinho, canzarrão.
sábado, 25 de outubro de 2008
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
interjeições
|
| | |
|
Tipos e forma de frases - resolução da ficha de trabalho
1.1.
a) Mas será mesmo uma bela vida? Alguém quer experimentar?
b) Todos os habitantes dormem horas a fio. Está cercado por uma muralha espessa, toda feita de bolo-rei.
c) Ninguém estuda. Ninguém se informa.
d) Pois bem, tomem nota os interessados:
e) Uma bela vida!
1.2.
a) declarativa - negativa
b) exclamativa - afirmativa
c) exclamativa - afirmativa
d) imperativa - negativa
e) imperativa - afirmativa
f) interrogativa - negativa
g) declarativa - afirmativa
1.3.
a) Ó José, diz disparates!
b) O José não diz disparates.
c) Que disparates, José!
d) O José diz disparates?
a) Mas será mesmo uma bela vida? Alguém quer experimentar?
b) Todos os habitantes dormem horas a fio. Está cercado por uma muralha espessa, toda feita de bolo-rei.
c) Ninguém estuda. Ninguém se informa.
d) Pois bem, tomem nota os interessados:
e) Uma bela vida!
1.2.
a) declarativa - negativa
b) exclamativa - afirmativa
c) exclamativa - afirmativa
d) imperativa - negativa
e) imperativa - afirmativa
f) interrogativa - negativa
g) declarativa - afirmativa
1.3.
a) Ó José, diz disparates!
b) O José não diz disparates.
c) Que disparates, José!
d) O José diz disparates?
interjeições - resolução da ficha de trabalho
4.1.
a) Ufa! Até que enfim! b) Puxa! Fantástico! c) Bravo! d) Ai! Credo! e) Chega! Basta! f) Socorro!
4.2.
a) apelo, pedido de socorro; b) alívio; c) desejo; d) pedido e) medo; f) pena; g) desilusão; h) contentamento;
4.3.
Por exemplo: a) Valha-me Deus! b) Força! Coragem! Ânimo! c) Bravo! d) Bolas! Arre! e) Atenção! f) Quem me dera!
a) Ufa! Até que enfim! b) Puxa! Fantástico! c) Bravo! d) Ai! Credo! e) Chega! Basta! f) Socorro!
4.2.
a) apelo, pedido de socorro; b) alívio; c) desejo; d) pedido e) medo; f) pena; g) desilusão; h) contentamento;
4.3.
Por exemplo: a) Valha-me Deus! b) Força! Coragem! Ânimo! c) Bravo! d) Bolas! Arre! e) Atenção! f) Quem me dera!
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
O que são didascálias? Que função têm?
SÁBIO - (pensativo)- Da neve!!!
(...)
ALDONÇA (pondo-lhe a mão na boca) - Cala-te! O que vale é a ilusão!
(Sai da varanda. Entram em cena todos os mouros com o Rei à frente)
(...)
REI MOURO (ajoelhando)- Obrigado, Rainha do Algarve.
(Aparece a Moura que diz:)
As Funções das Didascálias ou Indicações cénicas servem para dar informação sobre:
A entrada e saída das personagens (originando a mudança de cena);
As movimentações das personagens em palco;
A Caracterização do cenário;
O tom de voz das personagens;
O estado de espírito das personagens;
O Guarda-roupa, a iluminação e o som;
A Caracterização física das personagens.
(...)
ALDONÇA (pondo-lhe a mão na boca) - Cala-te! O que vale é a ilusão!
(Sai da varanda. Entram em cena todos os mouros com o Rei à frente)
(...)
REI MOURO (ajoelhando)- Obrigado, Rainha do Algarve.
(Aparece a Moura que diz:)
in Teatro para Crianças, Alice Gomes
As Funções das Didascálias ou Indicações cénicas servem para dar informação sobre:
A entrada e saída das personagens (originando a mudança de cena);
As movimentações das personagens em palco;
A Caracterização do cenário;
O tom de voz das personagens;
O estado de espírito das personagens;
O Guarda-roupa, a iluminação e o som;
A Caracterização física das personagens.
quinta-feira, 9 de outubro de 2008
Classificação de palavras quanto à acentuação
| Acento Tónico | Exemplos |
Agudas | na última sílaba | avô, colibri, boné, Benjamim, fuzil, alçapão |
Graves | na penúltima sílaba | ave, automóvel, caneta, tristonho, porteiro, asteróide |
Esdrúxulas | na antepenúltima sílaba | ábaco, exército, fábrica, tónico, óptimo, túmulo |
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
segunda-feira, 6 de outubro de 2008
Como efectuar comentários
Quando quiserem efectuar comentários, têm de fornecer um email e password.
Eu criei um para todos:
6ademora@gmail.com
password: eb23sdemora
Eu criei um para todos:
6ademora@gmail.com
password: eb23sdemora
Formação Cívica 6º ano
Bem-vindo(a)
Subscrever:
Mensagens (Atom)